Artigos e matérias

Blog

Dúvidas sobre diabetes e o coronavírus – parte 2

Tenho diabetes tipo 1 e minha/meu namorada(o) trabalha como enfermeira(o). Devo evitar o contato com ele ou ela?

Caso sua/seu namorada(o) esteja em contato com pessoas que tiveram ou estão com o vírus, seria prudente você evitar o contato.

 

Tenho diabetes tipo 1 e minha mãe tem uma doença crônica. Por estar em grupo de risco, ela foi afastada do serviço dela com remuneração. Nessa época de coronavírus, eu também tenho o direito de afastamento remunerado do trabalho?

Peça orientação ao seu médico sobre afastamento ou mudança de função. Deve-se levar em consideração o tempo de diabetes, se o diabetes está bem controlado, se há alguma complicação do diabetes ou doença associada, como hipertensão arterial.

 

As pessoas com diabetes que tomam Captopril, Enalapril, Losartana, Aspirina ou Pioglitazona devem suspender o tratamento?

Não há evidências que justifiquem a suspensão desses medicamentos, esses pacientes devem manter o uso, conforme a prescrição médica.

 

Tomar vitamina C diminui o risco de COVID-19?

Não existe nenhuma vitamina, soro ou terapia que comprovadamente aumenta a imunidade e prevenção contra o novo coronavírus.

 

Pré Diabetes é considerado grupo de risco?

Ainda não há dados disponíveis que possam afirmar que pacientes pré-diabéticos tenham risco mais elevado a complicações, caso sejam infectados pelo novo coronavírus.

 

Deve se observar se o pré diabetes está presente em pessoas com outras patologias associadas e também em idosos.

Orientamos que todos os pacientes, em grupo de risco ou não, sigam as orientações gerais para evitar o contágio, assim como as recomendações das autoridades sanitárias vigentes.

 

Acompanhe nossas redes sociais para mais esclarecimentos sobre o assunto!
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Deixe um comentário