Dia Mundial da Diabetes Curitiba
Devido ao crescimento acelerado do número de casos, a diabetes tem preocupado autoridades de todo o mundo. No Brasil, o crescimento foi de 61% nos últimos dez anos, representando cerca de 14 milhões de brasileiros com diabetes. A doença é crônica, ou seja, não tem cura e afeta drasticamente a qualidade de vida do paciente, interferindo em sua rotina e principalmente na saúde.
Uma das consequências mais perigosas da diabetes é a cegueira irreversível, causada devido à falta de controle da glicemia. A condição é conhecida como Retinopatia Diabética e afeta o fundo do olho, mais precisamente a retina, área fundamental para a capacidade visual.
A campanha mundial contra a diabetes faz parte do novembro azul e, em Curitiba, uma grande ação será realizada, na praça Ouvidor Pardinho, no dia 11/11 – sábado. O projeto é inédito e tem por objetivo principal realizar gratuitamente exame de fundo de olho, retinografia digital e fotocoagulação a laser em pacientes portadores de Diabetes com indicação para o procedimento, além de conscientizar a população sobre a gravidade da Diabetes